São Paulo, terça-feira, 1 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição Nacional do Árabe reúne 870 cavalos

DA REPORTAGEM LOCAL

Tradicionalmente realizada em dezembro, a Exposição Nacional do Cavalo Árabe foi antecipada para este mês.
A partir da próxima sexta-feira, no parque da Água Funda, em São Paulo, a 13ª versão da mostra reúne 870 cavalos das raças puro-sangue árabe, anglo-árabe e cruza-árabe.
A exposição, que termina dia 13, é promovida no momento em que a criação nacional de puro-sangue árabe ocupa espaço no cenário internacional.
Este foi um dos motivos que levou a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe, promotora da exposição, a mudar a data de realização.
"A intenção é trazer os criadores europeus", diz Jorj Kalman, vice-presidente da Associação.
Segundo ele, a mais importante mostra equina européia, o Salão de Cheval, em Paris, acontece também em dezembro e impedia a presença européia na Nacional.
Os juízes da Nacional do Árabe dão um perfil ainda mais internacional à mostra. Cindy Reich vem do Colorado, Leslie Connor, do Missouri, e Robert Stan Morey, de Oklahoma, Estados dos EUA. Já Guy de Fontaines chega de Paris.
Mas a preocupação com o mercado interno se mantém. A Nacional dá importância às provas de pista para mostrar ao público as qualidades do árabe como animal de montaria.
A explicação é de Luis Eduardo Moreira Caio, presidente da Associação. Ele disse que competições como baliza, 'western pleasure', entre outras, acontecem na semana da mostra.
Durante todo o sábado, dia 5, estão marcadas provas de salto. No domingo, dia 6, é vez dos cavalos ocuparem a pista para o hipismo rural, informa Moreira Caio.

EXPOSIÇÃO NACIONAL DO CAVALO ÁRABE: De 5 a 13 de novembro, no parque da Água Funda, em São Paulo. Informações na Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe, tel. (011) 263-1744.

Texto Anterior: Projeto reduz déficit de tourinhos em 95
Próximo Texto: Garanhão vai para os EUA por US$ 750 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.