São Paulo, terça-feira, 1 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descontração e trabalho árduo marcam as filmagens com diretor

ELAINE GUERINI
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE DUBLIN

Atrás das câmeras, Mel Gibson faz o épico "Braveheart" parecer uma comédia. Sem se afetar com o título de astro de Hollywood, o diretor/ator brinca o tempo todo com os membros da equipe, adora fazer piadas e, quando alguma coisa dá errado, ele é o primeiro a dar gargalhadas.
Gibson não perde o bom humor nem mesmo quando precisa suportar um frio de 9º C filmando a céu aberto apenas com um kilt ou quando a chuva interrompe as filmagens –o que acontece quase todos os dias nesta época do ano na Irlanda.
No dia que a reportagem da Folha visitou o set de filmagem no campo de Curragh, a descontração chegava a tal ponto que o diretor emprestou (secretamente) um nariz de palhaço a Alun Armstrong, um dos atores do elenco de "Braveheart".
Mais tarde, no meio de uma cena de combate entre escoceses e ingleses envolvendo 15 pessoas, Armstrong colocou discretamente o nariz vermelho enquanto lutava caracterizado de soldado, montado em seu cavalo e com uma espada na mão. A gargalhada foi geral entre a equipe.
O clima de bom humor, no entanto, não compromete a seriedade do trabalho. A equipe, com cerca de 150 pessoas (englobando elenco e produção) trabalha cerca de 12 horas de segunda a sexta-feira e, pelo menos, mais seis horas no sábado.
Como as filmagens entraram em fase final, o diretor comanda na Irlanda apenas cenas curtas, como closes de atores em combates e cenas com diálogos rápidos –nas falas de William Wallace, Gibson não esquece de caprichar no sotaque escocês.
Além de Gibson e Alun Armstrong, "Braveheart" traz Brendan Gleeson (o principal ator irlandês do elenco) no papel de Hamish, um amigo de infância de Wallace que luta o tempo todo do seu lado.
Outro destaque do elenco é a atriz francesa Sophie Marceau interpretando a princesa Isabelle (o primeiro filme de língua inglesa de sua carreira).
O elenco conta ainda com David O'Hara, James Cosmo Patrick McGoohan, Angus McFadyen, Catherine McCormack e John Kavanagh. Segundo o diretor Gibson, todos os atores estão desenvolvendo um ótimo trabalho, "completamente absorvidos por seus personagens".
"O único membro indisciplinado do grupo é aquele lá", brinca o diretor, apontando para o cavalo com quem precisa filmar boa parte das cenas de sir William Wallace. "Ele nunca faz o que eu peço", completa.
(EG)

Texto Anterior: Mel Gibson dirige épico de US$ 70 milhões
Próximo Texto: Baciada; Faixa azul; Band-aid
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.