São Paulo, quarta-feira, 2 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Carro médio some do mercado; Fiat na frente

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Carro médio some do mercado
Consumidor não encontra automóvel zero quilômetro para comprar por menos de R$ 16 mil
Não são apenas os carros "populares" que estão em falta nas concessionárias. Os modelos básicos e médios também desapareceram do mercado.
Consequência: quem tem menos de R$ 16 mil no bolso não consegue comprar um automóvel zero quilômetro para pronta entrega.
Esse é o valor cobrado pelo Tipo 1.6, duas portas, com opcionais, que a Fiat importa da Itália. Humberto Pereira Carneiro, presidente em exercício da Abracaf (associação dos revendedores Fiat), diz que esse é o modelo mais barato em estoque.
"O mercado está muito aquecido. As medidas anticonsumo reduziram as vendas de usados mas tiveram pouco efeito sobre os novos", afirma.
Na rede Volkswagen, a opção mais barata é o Logus CL (R$ 17.000,00). Os modelos básicos –como o novo Gol CL, Voyage e Parati– estão sujeitos a espera de pelo menos 15 dias. Alguns revendedores chegam a cobrar até R$ 2.500,00 acima do preço sugerido pela fábrica.
A Volkswagen informa que a produção em outubro se manteve dentro das previsões. Para Luiz Muraca, gerente de Planejamento e Marketing da montadora, a falta de automóveis na rede é provocada pelo excesso de demanda.
"Existe muita gente com dinheiro para comprar carro. O aumento da produção não consegue acompanhar a procura".
Fiat na frente
Em outubro, a Volks entregou aos revendedores 29.783 carros, 3.700 a mais do que em setembro. "Somente o Golf GTI atingiu 1.489 unidades vendidas", afirma Muraca.
Apesar disso, a Fiat, pelo terceiro mês consecutivo, vende mais automóveis do que a Volks. A montadora de Betim comercializou 30.269 unidades no mês passado.
Nas revendas Ford, é preciso ficar na fila no mínimo dez dias para conseguir um Escort. Em estoque, apenas o Verona (a partir de R$ 18 mil) e o Versailles.
"As aplicações financeiras estão dando retorno insuficiente e muita gente parte para o consumo", explica João Zarif, presidente da Abradif (associação dos revendedores Ford).
Nas rede GM faltam todas as versões do Kadett e os Monza mais baratos. Segundo Mauri Missaglia, presidente da Abrac (associação dos revendedores Chevrolet), grande quantidade de modelos Monza vai para taxistas.
Ele diz ainda que o remanejamento da linha de produção do Kadett, de São José para São Caetano, provocou uma queda na entrega do modelo.
"Será muito difícil atingir em outubro o volume de vendas de setembro", afirma.

Próximo Texto: Cai ágio do Mille e Corsa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.