São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Supermercados negociam para ter cesta básica por menor preço
FRANCISCA RODRIGUES
Na última terça-feira, a pesquisa diária da cesta básica do Procon/Dieese apontou o supermercado Extra como o que vende os produtos da cesta mais baratos. O preço da cesta no Extra ficou em R$ 90,87, contra o custo médio de R$ 108,25 registrado pelo Procon. Marcos Escudeiro, diretor-executivo do Grupo Pão de Açúcar, divisão Extra, diz que a estratégia é vender o mais barato para vender mais. "Nossa idéia é ganhar no volume e não na margem", diz. Para conseguir êxito, o Extra negocia muito com o fornecedor, importa produtos, como carne, e lança marcas próprias com preços mais baixos que os similares. "Pesquisar fornecedores e fazer marcação e pressão é o nosso lema", diz Escudeiro. "Tentamos ser os últimos a repassar os aumentos quando é necessário." O Extra tem duas lojas em São Paulo e deve inaugurar outra em dezembro na zona sul da capital. O Cândia, com duas lojas em São Paulo, é outro supermercado que consegue vender os produtos da cesta a preços mais baixos que a média. Na última terça-feira, o custo foi de R$ 96,03. O diretor de marketing, Flávio Escobar, diz que o segredo é a negociação exaustiva com os fornecedores. "Discutimos com eles o preço que o consumidor pode pagar e não o que ele quer cobrar." Escobar diz que como o supermercado é automatizado, ganha vantagem na negociação, pois conhece performance e preço dos produtos. Muitas vezes, diz, preferimos pagar à vista e antecipado. Texto Anterior: Indústria de alimento segmenta lançamentos Próximo Texto: Nova taxa reduz a um terço custo do crédito Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |