São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"MEMORIAL"

"MEMORIAL..."
José Saramago é um escritor da nova geração da prosa em língua portuguesa e um dos mais vigorosos representantes da moderna literatura em Portugal. Nascido em 1922 em Santarém, estréia em literatura aos 44 anos e somente na década de 80 começa a produzir romances, gênero em que se destaca, com o conto.
"Memorial do Convento" é de 1982 e representa uma investida no campo da narrativa histórica. Após demoradas pesquisas que levaram cerca de 28 anos, Saramago investiga aproximadamente 30 anos da história de seu país nos limites dos séculos 17 e 18, à época polêmica da Inquisição.
O livro utiliza linguagem extremamente lapidada, com vocábulos que denunciam a mais pura tradição da língua A narrativa é em tudo experimental.
Informações extraídas de "Fuvest 95 Resumos de Literatura", de Célia A. N. Passoni (Editora Núcleo). Esta seção vai abordar as obras literárias exigidas pelos principais vestibulares.

Texto Anterior: "ROMANCEIRO"
Próximo Texto: ESTUDE QUÍMICA DE FORMA CRIATIVA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.