São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Velhice e adolescência aparecem em comédias

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem todas as velhinhas são inofensivas. "Perversa e Perigosa - Tia Danielle" é um filme sobre uma senhora que espalha o mal por onde quer que passe. Viúva há mais de 40 anos, tia Danielle continua vivendo só de raiva.
Tsilla Chelton interpreta com a rispidez exata essa "vovozinha do mal". Nesta comédia impecável, o diretor Etienne Chatiliez aproveita para fazer, através do olhar malvado da protagonista, uma ironia fina em relação aos mais arraigados hábitos franceses.
Depois de praticamente matar de tanto judiar sua empregada Odile, tia Danielle vai morar na casa de seu sobrinho. Lá passa a infernizar a vida da família dele. A começar, claro, pela qualidade da comida.
Mas aos 80 anos, tia Danielle ainda pode aprender com a vida. E como ela, Vic, a protagonista da comédia adolescente francesa "La Boum - No Tempo dos Namorados". Embora bem longe do refinamento de "Tia Danielle", este filme de Claude Pinoteau não fica atrás no bom humor.
Vic (Sophie Marceau) tem uma bisavó moderna, generosa e compreensiva que a ajuda a entrar na adolescência, enquanto seus pais vivem suas crises conjugais.
As festas, as brigas com os pais, o tédio, a escola, as viagens, os namorados –todo o universo adolescente ganha leveza em "La Boum". Vic sabe que os namorados e as paixões passam.
Assim como nem todas as velhinhas são inofensivas, nem todas as adolescentes são tolas.

Vídeo: Perversa e Perigosa - Tia Danielle
Direção: Etienne Chatiliez
Produção: França, 1993, 100 min.
Elenco: Tsilla Chelton, Catherine Jacob, Isabelle Nanty
Lançamento: Look Filmes (tel. 011-536-9366)

Vídeo: La Boum - No Tempo dos Namorados
Direção: Claude Pinoteau
Produção: França, 1981, 105 min.
Elenco: Sophie Marceau, Claude Brasseur, Brigitte Fossey e Dominique Lavant
Lançamento: Paris Video Filmes (tel. 011-864-3155)

Texto Anterior: Cinco franceses dissecam o casamento
Próximo Texto: Beineix e Collard fazem a mistificação do nulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.