São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro Rainha Sofia expõe 'Guernica', de Pablo Picasso

ANTONIO CARLOS SEIDL
DO ENVIADO ESPECIAL

Centro Rainha Sofia expõe 'Guernica", de Pablo Picasso
O Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia ganhou o apelido de "Sofiadou", uma comparação bem-humorada com o Centro de Arte Georges Pompidou, de Paris, desde que sua fachada austera recebeu duas torres de vidro com elevadores panorâmicos.
Lá dentro, por meras 400 pesetas (US$ 3), faz-se uma viagem inesquecível pela história cultural e artística espanhola do século 20.
O aspecto que o museu considera prioritário apresentar para o período 1900-40 é a vinculação da prática artística espanhola com a dinâmica da vanguarda.
Essa proposta se articula não apenas através dos grandes criadores espanhóis e internacionais, como Picasso, Gris, Miró e Salvador Dalí, mas também por meio da atividade dos artistas que, sob a influência desses mestres, deram corpo à renovação plástica espanhola neste século.
A peça principal fica no segundo andar: "Guernica", a obra-prima de Pablo Picasso.
Imenso e preto-e-branco, o quadro combina detalhes dos principais movimentos artísticos deste século –surrealismo, cubismo e expressionismo– e é uma resposta indignada de Picasso ao bombardeio de Guernica, em 1937.
(ACS)

Texto Anterior: Novo museu reúne coleção de 800 obras em um palácio
Próximo Texto: Esculturas de Botero estão na cidade até o fim do outono
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.