São Paulo, sexta-feira, 4 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Racismo de Raul Pelegrini gera protestos

DA REPORTAGEM LOCAL E DA SUCURSAL DO RIO

As cenas de racismo que o personagem Raul Pelegrini (Tarcísio Meira) protagonizou ontem e anteontem durante a novela "Pátria Minha", da Rede Globo, geraram protestos de telespectadores e representantes do movimento negro.
Até as 23h de ontem, a Folha recebeu 15 telefonemas de paulistanos "indignados" com os "termos preconceituosos e inconstitucionais" que Raul usou para intimidar o jardineiro Kennedy, interpretado por Alexandre Moreno.
Terça-feira, o Instituto de Pesquisa da Cultura Negra, no Rio, tentou impedir judicialmente que a Globo exibisse as cenas. O pedido de liminar foi negado.
Hoje, o Geledes/SOS Racismo se reúne em São Paulo para decidir se tomará alguma medida contra a emissora.
Nas cenas, Raul acusa Kennedy de roubo. Esbravejando, chama o jardineiro de "crioulo", "negro safado" e "negro insolente".
"Foi intencional. Usamos palavras fortes porque queremos que a novela traga à tona a discussão sobre o racismo no Brasil", afirma Sergio Marques, um dos autores de "Pátria Minha".

Texto Anterior: Leitor aguarda saque desde 93
Próximo Texto: Rio mantém sua rotina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.