São Paulo, sexta-feira, 4 de novembro de 1994
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'Popular' importado tem fila de 2 meses

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O carro "popular" importado também já tem fila de espera. Quem decidir comprar hoje o francês 106 Kid, da Peugeot, ou os japoneses Charade 1.0 (Daihatsu) e Swift Hatch (Suzuki), terá que dar um sinal e aguardar pelo menos dois meses para receber o carro.
Os três modelos são os primeiros com motor 1.0 que chegam ao país para disputar o mercado do carro "popular". Foram beneficiados com a redução da alíquota de importação de 35% para 20%.
O Peugeot é o mais barato. Custa cerca de R$ 12 mil. O Charade, R$ 13,5 mil. O Swift, R$ 14 mil.
O primeiro lote do "popular" francês –200 unidades– acabou em poucos dias. O carro foi lançado no Brasil pouco antes do Salão do Automóvel.
Marcus Piaskowy, diretor de marketing da Peugeot, diz que mais carros estão para chegar, mas avisa: quem encomendar agora só vai receber em janeiro.
Ele diz que a cobrança de sinal no pedido depende da concessionária, não é uma política da Peugeot. "Pode ser US$ 200, US$ 500 ou até 50% do valor do veículo".
A Daihatsu colocou o Charade 1.0 à venda em setembro. O primeiro lote encomendado à fábrica –350 veículos– nem acabou de chegar ao Brasil e já está vendido.
Os concessionários aceitam pedidos para entrega do veículo em fevereiro. Luiz Carlos Caparelli, gerente de marketing da marca, diz que nova remessa chega em "fevereiro ou março".
Para atender à demanda, a Daihatsu traz em março outro modelo "popular", o Cuore, de 850 cilindradas, motor de três cilindros e injeção multiponto.
A nova versão do modelo está começando a ser produzida agora no Japão. "O Cuore vai custar cerca de R$ 10 mil. Pretendemos trazer inicialmente 400 unidades", afirma Caparelli.
A Suzuki não tinha mais o Swift Hatch para vender desde o mês passado. A marca afirma que 540 carros chegam ao país até o final do ano. Os revendedores aceitam encomendas para entrega no final de janeiro, com pagamento de sinal de 20%.
A japonesa Subaru é outra fábrica que já anunciou a chegada do seu "popular" no mercado. O Vivio, apresentado no Salão do Automóvel, começa ser vendido em janeiro. Com motor de 650 cilindradas, vai custar o equivalente a US$ 11,5 mil.
Antes dele, a coreana Hyundai traz o sedã Accent, com motor 1.6. Embora em faixa superior à dos "populares", custa o mesmo que os concorrentes de menor cilindrada: US$ 14,5 mil (R$ 12,4 mil). Ele chega às revendas na segunda quinzena deste mês.

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