São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Até delegacia de Bonsucesso é metralhada

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O perigo ronda o bairro de Bonsucesso, na zona norte do Rio. Cercado por 47 favelas, Bonsucesso ostenta a condição de lugar mais violento do Rio.
A delegacia de polícia da área (21ª DP) é a recordista em ocorrências violentas. Os boletins registram roubos de carga, assaltos, homicídios, agressões e tiroteios supostamente provocados por confrontos entre traficantes.
"O crime passa por aqui. Nasce aqui", diz o delegado-titular Mário de Freitas Azevedo.
Em Bonsucesso e nos vizinhos bairros de Olaria e Ramos fica o hoje bastante conhecido complexo do Alemão, nome dado no Rio a um agrupamento de favelas onde residem cerca de 55 mil pessoas.
A favela mais conhecida do complexo é a Nova Brasília, onde há duas semanas a Polícia Civil matou 13 supostos criminosos, dos quais 10 não tinham antecedente policial.
Dez dias antes da chacina, o delegado havia contado que os traficantes da Nova Brasília estão equipados com pelo menos 80 fuzis AR-15, fabricados nos EUA.
Quem mora e trabalha em Bonsucesso vive com medo. Moradora da avenida Itaoca, principal acesso à Nova Brasília, a dona-de-casa Lúcia Maria de Souza, 35, afirma que não tem lazer.
"No fim-de-semana não saio de casa nem deixo as crianças (dois filhos de 7 e 5 anos) sozinhas. É um tédio, mas o risco na rua é enorme. Tenho que me mudar daqui", disse.
O comerciante José Gumercindo Meira, 55, antecipou em duas horas o fechamento de seu armazém na rua Paranhos, base do morro do Alemão. Ele diz que não quer mais deixar o bairro à noite, como quando fechava o armazém às 19h.
Nem a delegacia escapa da violência que atinge Bonsucesso. Na madrugada do dia 15, a fachada da 21ª DP foi metralhada. Três policiais foram baleados.
Um deles, o carcereiro Edson Ferreira, teve a perna direita amputada por causa dos tiros. O ataque à DP motivou a ida da polícia à Nova Brasília, resultando na morte dos 13 supostos traficantes.

Texto Anterior: Assassinatos são rotina em Capão Redondo
Próximo Texto: Jogo de cintura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.