São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Locadora dá opção de compra

ALINE SORDILI
DA REDAÇÃO

Uma locadora de veículos de São Paulo já encontrou uma forma de driblar as medidas de contenção de consumo do governo.
A Eufrásio Locadora está fazendo a locação de veículos com opção de compra no final de 24 prestações.
O interessado em adquirir um carro Ford –marca comercializada pela concessionária do mesmo proprietário– paga uma caução de 21% do valor do veículo mais 24 prestações iguais. Semelhante ao leasing, o interessado leva o carro na mesma hora.
Se não houver interesse em permanecer com o carro, o interessado recebe o valor pago pela caução, corrigido pelo indexador do contrato, afirma Eufrásio Pereira Luiz Jr., proprietário da locadora e da concessionária que levam o seu nome.
Pereira diz que já fazia este tipo de operação para pessoas jurídicas. Mas, com as restrições impostas pelo governo, ampliamos também este sistema para pessoa física.
Para o advogado Mário de Azevedo Marcondes, esta é uma forma, a princípio, sem irregularidades. Num primeiro momento, não há nenhuma implicação legal porque ele diz entregar o carro na hora. Desta forma, não está prejudicando a chamada poupança popular, diz ele.
Porém, adverte Marcondes, seria necessária uma análise maior do contrato. Pereira, da Eufrásio Locadora, se negou a entregar cópia do contrato à Folha para análise. Levei seis anos para desenvolver esta fórmula. Não gostaria que ela fosse copiada pela concorrência, justificou-se.
Marcelo Sodré, coordenador do Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça, considera estranha a forma de venda. Uma locadora, a princípio, não poderia vender carros. Acredito que este tipo de contrato deva ser examinado pelo Banco Central, afirma Sodré.

Texto Anterior: CONHEÇA AS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
Próximo Texto: Maior benefício é fiscal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.