São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Hors-concours

BARBARA GANCIA

"Quando fico nervosa, sinto vontade de comer papel. Como todos os tipos, desde que seja papel branco. Isso acontece desde minha infância e eu sempre tive vergonha de contar aos médicos. Alguns dias atrás, fiquei tão nervosa que acabei comendo um papel superimportante e arruinei uma importação que minha empresa estava realizando. O que será isso?"
"Nervos à Flor do Papel", S.P.
–Petite Poubelle,
Meus parabéns! Essa é a carta mais extraordinária que já recebi em toda minha vida! Me parece que você está vivendo a fase oral, um estágio muito natural na vida de qualquer ser humano saudável. Só tem um detalhe: a maioria das pessoas atravessa o período oral de zero aos três anos. Para evitar que você destrua o que resta das florestas tropicais, recomendo que você se submeta a cinco sessões semanais de análise freudiana –por um período mínimo de 15 anos.

Mulher de bandido
"No ano passado conheci um cara e me apaixonei. Saímos por um tempo, mas um belo dia ele sumiu do mapa. Fui atrás dele e acabei descobrindo que ele é ladrão, assalta ônibus, e que andou batendo em um garoto cujos pais agora querem matá-lo. Por esse motivo, meu queridinho se mandou e foi morar em Minas. O que faço? Estou muito triste, não tenho nem forças para estudar."
"Procura-se Tchelo", S.P.
–Violontchela,
Você se livrou de uma baita sinuca de bico e está se lamuriando de quê, sua tonta? Vai me dizer que você preferiria ter fugido com o elemento para brincar de Bonnie and Clyde nas Alterosas? Que romântico! Por que você não faz uma visitinha ao Carandiru, para ver o que é bom para a tosse, hein?

Visão
"Há alguns anos, comprei um terreninho no cemitério do Morumby. Imagine que, dias atrás, recebi uma promoção de lá, dizendo qualquer coisa, como: "Não faça seus parentes correrem na hora de sua morte". A promoção oferece pagamento adiantado de caixão, véu, flores, velas, atestado de óbito etc. Tudo, por R$ 30 mensais, durante quatro meses e, ainda por cima, com uma carência de 45 dias! Você acha que devo responder ou jogo a carta no lixo? Achei pavoroso."
May Zarif, S.P.
–May de Seda,
Coisa chata a morte, não? No entanto, o buraco é mais embaixo. Em vez de encarar o folheto como se fosse uma galinha preta de encruzilhada, por que você não o olha por outro prisma? A empresa Cemitério do Morumby S.A. ou Ltda., que seja, tem de dar lucro como qualquer outro empreendimento. Você já imaginou o que eles não devem pagar de IPTU? E de conta de água, então? Já pensou o que é regar um gramado daquele tamanho?

Próximo Texto: MACAQUITOS NA ARGENTINA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.