São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

F-1.000 corre Paris-Dacar quase original

DA REPORTAGEM LOCAL

Veículos avaliou uma picape 4x4 (com tração nas quatro rodas) que rodou Europa e África no rali mais famoso do planeta, o Paris-Dacar-Paris.
O modelo é uma F-1.000 de fabricação nacional, quase original, que serviu de carro de apoio aos motociclistas Klever Kolberg e André Azevedo, únicos brasileiros que participam da prova.
As diferenças começam na entrada. O acesso é dificultado pela estrutura tubular interna, que protege os ocupantes em capotagens.
O banco em forma de concha (que "envolve" o motorista) causa um certo desconforto no início, mas transmite segurança na hora dos sacolejos e saltos em trilhas da região entre Barueri e Santana do Parnaíba (SP), local onde foi realizado o teste.
A direção hidráulica leve facilita a condução do veículo pela estradas de terra acidentadas, apesar do diâmetro grande do volante (original) dificultar manobras rápidas.
Mesmo sem o uso da tração integral, o modelo superou facilmente aclives com mais de 50° de inclinação.
O motor turbodiesel é o mesmo de fábrica, recebendo apenas um filtro de ar de alto desempenho. A suspensão não sofreu nenhuma modificação.
A organização do rali exige a colocação de outros equipamentos de segurança.
Dentro e fora da cabine são instaladas chaves que cortam a corrente elétrica (para evitar faíscas em acidentes) e que acionam o sistema automático de extintores de incêndio.
O capô é preso com duas travas suplementares, mais resistentes que a original, central.
A parte inferior do motor é recoberta com uma chapa de aço, evitando que pedras e tocos de árvores danifiquem o cárter.
Para enfrentar as imensidões do deserto africano, a picape tem ainda um sistema de monitoramento via satélite 24 horas por dia.
A dupla está equipando uma nova picape F-1.000 para a próxima edição do rali.
O modelo testado foi o mesmo que esteve exposto no estande da Ford durante o 18º Salão do Automóvel, realizado no final de outubro, em São Paulo.

Texto Anterior: Lancha Riostar usa motor Scania de 507 cv; GM divulga preços de seus novos modelos; Electronic ganha nova frente na linha 95;
Próximo Texto: Lancia apresenta novo carro conceitual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.