São Paulo, segunda-feira, 7 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Rio cria central de denúncia anônima

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O governo do Rio prepara a criação de uma central de denúncias anônimas contra maus policiais e traficantes.
O tema deverá ser discutido hoje na reunião entre os secretários das polícias e da Justiça do Estado e os generais do Exército que atuam no órgão antiviolência criado na semana passada pelos governos federal e estadual.
O secretário estadual da Justiça, Arthur Lavigne, disse à Folha que a central de denúncias terá o modelo da que funcionou com êxito em 91, destinada a recolher informações sobre os grupos de extermínio da Baixada Fluminense (região metropolitana do Rio).
Segundo Lavigne, o projeto da nova central de denúncias está em fase de elaboração pela Secretaria da Justiça. A idéia é incentivar a população a acusar por telefone ou carta o policial que atuar de forma ilegal.
O secretário disse que a central também receberá denúncias sobre traficantes e pessoas que praticarem outras formas de crimes.
"Não vamos fazer uma coisa dirigida unicamente aos policiais para não se criar uma estigmatização", afirmou.
Lavigne participa às 10h, na sede do Comando Militar do Leste (centro do Rio), da reunião com os generais Edson Mey, comandante militar do Leste, e Roberto Câmara Senna, chefe do órgão central criado no convênio assinado pelo presidente Itamar Franco e o governador Nilo Batista.
Também estarão no encontro os secretários da Polícia Civil, Mário Covas; da Polícia Militar, Magno Cerqueira; e Defesa Civil, José Halfeld Filho.
Cada participante deverá apresentar na reunião informações sobre suas atuações e procedimentos na administração pública.
Lavigne disse que deverá falar sobre a necessidade de criação de mecanismos de controle policial.
"É preciso encontrar instrumentos que tirem a brutalidade da polícia, de modo que ela passe a atuar dentro dos termos legais. Isto não só no Rio, mas em todos os Estados", afirmou.

Próximo Texto: CV manda 8 coroas ao enterro de 'Macarrão'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.