São Paulo, segunda-feira, 7 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rubéola é 'fantasma' de grávida

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A rubéola continua a ser um dos maiores fantasmas para as mulheres grávidas.
Segundo Rita de Cássia Sanchez, o ideal é que a mulher que pretende ter filhos faça sorologia para rubéola antes de engravidar.
Se o resultado for positivo, ela pode ficar tranquila. Já entrou em contato com o vírus e está protegida de uma nova infecção.
Se o resultado for negativo, ela deve se vacinar. A única precaução é não engravidar nos três meses seguintes à vacinação. A mulher fica imunizada por dez anos.
Quando a mulher só deixa para fazer o exame na gravidez, os recursos de prevenção são limitados.
Se ela tem sorologia negativa, corre risco de se infectar. A vacina não pode ser dada durante a gravidez. A única medida possível é evitar contato com pessoas com suspeita de rubéola.
Se a mulher se infecta no primeiro trimestre da gestação, existe 90% de chance do vírus atravessar a placenta e atingir a criança. Entre as crianças contaminadas, 80% vão ter algum tipo de sequela.
Justamente no primeiro trimestre, as sequelas da doença são as mais graves: catarata, malformação cardíaca, retardo do crescimento do feto e surdez.
Não existe tratamento eficaz se a rubéola atinge o bebê. No Brasil, o aborto por malformações fetais é proibido por lei.
(JB)

Texto Anterior: 'Tive medo que meu filho nascesse com defeito grave'
Próximo Texto: Diagnóstico reduz abortos por toxoplasmose
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.