São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Críticas e alternativas; Efeito Orloff; De peso; Reação preparada; Em alta; Relações perigosas; Pregão; Fim de festa; Promessa; Cadeiras vazias

DE PESO

Críticas e alternativas
Em reunião ontem do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, cerca de 20 pesos-pesados decidiram fazer texto com propostas para mudar a política econômica e favorecer investimentos e geração de emprego.

Efeito Orloff
Sem prejuízo da política de estabilização, os empresários do Iedi querem mudar a política cambial. Após analisarem as situações do México e Argentina, perceberam que uma política semelhante levou estes países a um impasse.

Entre os empresários presentes ontem à reunião do Iedi estavam José Ermírio de Moraes, Paulo Cunha, Ivoncy Ioschpe, Eugênio Staub, Abraham Kasinski, Cláudio Bardella –e os economistas Delfim Netto e Antônio Kandir.

Reação preparada
Setores políticos tão díspares como PPR e PT estão dispostos a brecar qualquer medida provisória que venha a ser editada pelo governo estabelecendo a livre conversibilidade do câmbio –medida em estudo pela equipe econômica.

Em alta
No PSDB, crescem as apostas de que Clóvis Carvalho, atual secretário-executivo da Fazenda, terá uma posição importante junto a FHC no Planalto. O cargo não está definido, mas terá funções de "gerente", dizem os tucanos.

Relações perigosas
O principal foco do conflito de Ciro Gomes com a equipe econômica é Clóvis Carvalho. Com pavio tão curto quanto o de Ciro, Carvalho costuma responder soco na mesa com soco na mesa.

Pregão
Com a possível ida de Edmar Bacha para o IBGE –ele já disse a FHC que quer voltar ao Rio– cresceu, na bolsa de cargos do futuro governo, a cotação de Sérgio Motta para uma grande estatal. Como, por exemplo, a Petrobrás.

Fim de festa
Dirigentes da Legião Brasileira de Assistência (LBA) estão convencidos de que FHC vai extinguir o Ministério do Bem-Estar Social. Aliados do presidente eleito no Congresso prometem não colocar obstáculos ao plano.

Promessa
Aliado de Sarney, o senador Gilberto Miranda (PMDB-AM) diz que o ex-presidente será candidato à presidência do Senado "de qualquer jeito". Ou seja, a decisão não depende do resultado do 2º turno no Maranhão.

Cadeiras vazias
A Comissão de Orçamento, que tem 83 membros, reúne-se hoje para eleger seu presidente e relator. Isso, se houver quórum...

Próximo Texto: Briga por espaço; Reação feminina; Meu calhambeque; Roteiro intenso; Dois lados da moeda; Contra-ataque; Visita à Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.