São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário quer melhor gerenciamento de verbas

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário da Segurança Pública, Antônio Corrêa Meyer, 48, e o secretário da Administração Penitenciária, José de Mello Junqueira, 60, afirmam que a solução para o Estado em suas áreas é melhorar o gerenciamento das verbas.
Meyer disse que é favorável à unificação da ação das polícias Civil e Militar para reduzir gastos e aumentar a eficiência do aparelho estatal de segurança.
"Em três meses na secretaria não tive tempo para desenvolver esse programa, que é de médio prazo." Ele afirmou que não existe motivo para as duas polícias manterem órgãos paralelos que desenvolvem as mesmas atividades.
Meyer não acredita que a simples contratação de policiais faça a criminalidade baixar. "É preciso treinar e equipar esses homens."
O secretário da Segurança também afirmou que parte do efetivo policial do Estado é mal-aproveitado em funções burocráticas.
Segundo Meyer, é necessário valorizar as carreiras policiais com melhores salários, cursos de formação e reciclagens e informar a população sobre os serviços que a polícia pode prestar.
Sobre o combate à corrupção, o secretário disse que todos as denúncias que recebeu estão sendo apuradas e que os policiais envolvidos foram afastados.
"Há alguns anos era inconcebível afastar um membro da cúpula da Polícia Civil." As denúncias do ex-informante José Gonzaga Moreira, o Zezinho do Ouro, derrubaram dois diretores da Polícia Civil.
O secretário Junqueira afirma que criou uma comissão de controle e fiscalização das licitações dos presídios e fez uma pesquisa nas penitenciárias sobre quanto custava a manutenção de um preso em cada estabelecimento penal.
"Em alguns presídios o custo mensal de manutenção do preso para o Estado é de dois salários mínimos e em outros é de cinco." Segundo ele, o Estado tem um déficit de 10 mil vagas em presídios.

Texto Anterior: Mercadante e Dirceu já são pré-candidatos para 96
Próximo Texto: SEGURANÇA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.