São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição ao chumbo pode reduzir QI de crianças, sugere pesquisador

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

A exposição de crianças de dois a cinco anos de idade ao chumbo presente na atmosfera pode causar uma redução de um ou dois pontos em seus QIs (quociente de inteligência).
É o que revela uma pesquisa feita pelo professor Stuart Pocock, da Escola de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade de Londres.
Pocock, que publicou os resultados no último número da revista "British Medical Journal", do Reino Unido, estudou a influência do chumbo desde a gestação.
Segundo ele, a exposição ao material durante a gravidez ou nos dois primeiros anos de vida não representa perigo.
A pesquisa é uma revisão de 26 estudos sobre os efeitos do chumbo no desenvolvimento de crianças feitos nos últimos 15 anos.
Os diversos trabalhos analisaram, conjuntamente, dados referentes a 6.000 crianças da Europa, EUA, Austrália, Nova Zelândia e China.
Apesar das conclusões, Pocock afirma que sua pesquisa não permite afirmar que a queda no nível de QI foi causada apenas pela presença do chumbo no sangue da criança.
" Com este tipo de estudo, você não pode simplesmente dizer que o chumbo é a causa da deficiência, porque podem haver outras explicações", disse.
" Pessoas de inteligência pequena geralmente vêm de pais pouco inteligentes, e esse tipo de pessoas deve, infelizmente, viver em áreas onde a poluição do ar é alta."
Mas, segundo o cientista, o risco existe e atinge principalmente as crianças que vivem em áreas industriais, geralmente na periferia das grandes cidades, onde há grande concentração de chumbo no ar.
Pocock acredita que as conclusões dos estudos exigem maior cuidado por parte de quem está nessas áreas, mas diz que ainda não há necessidade de nenhuma ação em larga escala por parte das autoridades.
Segundo ele, a principal medida para evitar os efeitos sobre o QI das crianças seria a utilização de gasolina com a menor quantidade de chumbo possível.

Texto Anterior: Equipe acha gene da reprodução do HIV
Próximo Texto: Japão lança o mais rápido computador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.