São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Universidades barram treineiros

MARIANA SCALZO ; LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Os treineiros (candidatos que ainda não concluíram o segundo grau) estão impedidos de participar dos vestibulares da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
"O estatuto interno da faculdade proíbe", afirma Ângela Maria Vidigal Fernandes, coordenadora do vestibular da UFMG.
Segundo ela, os estudantes atrapalham a universidade e quem presta de verdade.
Os treineiros não aprovam a medida. Gabriela Bueno Garcia, 16, estudante do Colégio Bandeirantes, diz: "Não estamos tirando vaga de ninguém. Para nós é importante. Isso vai dar mais segurança na hora H. Estamos pagando como todo mundo e não ganhamos nada".
Universidades de São Paulo encontraram soluções criativas para receber os treineiros.
Desde o ano passado, a Fuvest criou carreiras específicas para esses candidatos, nas áreas de humanas, biológicas e exatas. Eles concorrem, mas não a vagas da universidades. Os melhores ganham prêmios da USP.
Já a Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) criou até uma promoção: o melhor treineiro deste vestibular ganha a inscrição para o próximo exame.

LEIA MAIS
sobre treineiros à pág. Especial-3

Próximo Texto: Inscrições na Metodista já estão abertas e podem ser feitas por fax
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.