São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha promove debate sobre exames

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha vai promover hoje, às 19h30, o debate "As mudanças no vestibular 95 e as tendências para o próximo milênio". O evento acontecerá no auditório do jornal. Os interessados devem retirar convites na portaria da Folha, que fica na alameda Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos (região central de São Paulo).
Nunca, desde a sua criação, a Fuvest –que seleciona estudantes para a USP e mais quatro instituições– fez uma reformulação tão radical no formato do exame, para o qual se inscrevem por ano cerca de 140 mil pessoas.
A primeira das novidades testadas é a realização da primeira fase em dois dias de provas –cada um com 80 questões de múltipla escolha. A etapa se torna, portanto, uma forma de avaliar a formação geral do aluno.
"Só vai para a segunda fase quem está acima da média em tudo", afirma Alceu Gonçalves de Pinho, diretor executivo da Fuvest, que confirmou presença no debate de hoje.
A segunda novidade é a realização de exame mais específico na segunda fase, que terá obrigatoriamente provas de português, redação e até três disciplinas que foram definidas pelas unidades da USP, de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.
A partir deste exame, os pontos obtidos na primeira fase (no máximo 160) serão somados aos da segunda. Ou seja, passar para a segunda etapa não significa que o candidato voltou à estaca zero.
Este ano a Fuvest também incluiu autores vivos na lista de livros obrigatórios –caso de José Saramago ("Memorial do Convento") e Rubem Fonseca ("A Grande Arte"), por exemplo.
O critério de convocação para a segunda fase também muda. Com a nova fórmula, serão convocados mais candidatos para as carreiras mais concorridas.
A Fuvest foi criada em 1976. Organiza o exame para a USP, Escola Paulista de Medicina, Santa Casa, Fundação Getúlio Vargas e UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
O debate
Também participam do debate Jocimar Archangelo (coordenador da Comissão dos Vestibulares da Unicamp), Regina Denigres (coordenadora do exame da PUC-SP) e Carlos Vanni (que coordena o exame da Unesp).
A Unicamp e a PUC-SP também fizeram modificações importantes no exame (leia quadro ao lado). Só a Unesp manteve inalteradas as regras para o vestibular 95.

Texto Anterior: "Circulação da Xuxa"
Próximo Texto: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.