São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família Kennedy tenta superar escândalos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Há um candidato a deputado estadual pelo Estado de Maryland que se inscreveu sob o nome de Mark K. Shriver.
O fato de a letra K representar o nome Kennedy e, mesmo assim, ter sido relegada a mera inicial diz muito sobre o atual estágio de popularidade da mais famosa dinastia política da história dos EUA.
Mark Kennedy Shriver é o quarto filho de Sargent Shriver, candidato à Vice-Presidência 1972, e de Eunice Kennedy Shriver, irmã do presidente John, do senador e candidato à Presidência Robert e do senador Edward.
Ele tem 30 anos, mora na cidade de Bethesda, nas imediações de Washington, e disputa os 60 mil votos do 15º distrito de Maryland.
Shriver escolheu esconder o sobrenome famoso porque ele anda em baixa. Kennedy tem sido mais associado a escândalos do que a vitórias nos últimos anos. Um de seus primos foi acusado de estupro, outro se matou com uma overdose de drogas, o tio Edward se envolveu em muitas confusões.
Atual patriarca do clã, Edward, 62, trava a luta eleitoral definitiva de sua vida em Massachusetts, costa leste do país, onde tenta manter a cadeira que herdou do irmão John, em 1962, e que está em posse da família desde 1952.
Pela primeira vez em 32 anos, Edward Kennedy enfrenta dificuldades para se reeleger senador. Há três semanas, seu opositor, Mitt Rommey, estava à frente nas pesquisas de intenção de voto. Mas, graças a muito dinheiro e a seu empenho pessoal, o velho Kennedy, recém-casado e rejuvenescido, está de novo à frente.
Há outros três integrantes da família disputando essas eleições, todos com boas chances de êxito.
Joseph, 41, filho de Robert, não vai ter problemas para se eleger pela quarta vez consecutiva deputado federal por Massachusetts.
Kathleen Kennedy Towsend, 42, irmã de Joseph, é candidata a vice-governadora de Maryland na chapa de Parris Glendening, ainda favorito numa eleição que está ficando mais difícil a cada semana.
Patrick, 26, filho mais novo do senador Edward, tenta se eleger deputado federal pelo pequeno Estado de Rhode Island, na costa leste do país, depois de seis anos como deputado estadual.
A maior jóia da família, John Kennedy Jr., aparece na campanha de todos os primos e do tio, mas ainda não anunciou nenhum plano político próprio.
(CELS)

Texto Anterior: Filhos de Bush tentam fundar um novo clã
Próximo Texto: Parentes de celebridades tentam se eleger
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.