São Paulo, quarta-feira, 9 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Chamem os bombeiros; Causa e consequência; Compromisso de campanha; Caixa de ressonância; Fim de papo; A carroça e os bois; Voz do dono; Até o fim

Chamem os bombeiros
Ciro Gomes foi o assunto principal nas várias reuniões entre a equipe econômica, assessores de FHC e o próprio presidente eleito, ontem em Brasília. O objetivo era tentar apagar os incêndios causados pelo ministro na economia.

Causa e consequência
A equipe econômica avalia que as declarações de Ciro –como a ameaça de acabar com a denúncia vazia– são causas determinantes do aumento da inflação. A avaliação só agravou a crise de relacionamento dele com os assessores.

Compromisso de campanha
Para piorar a situação, há uma promessa feita por FHC ainda na nomeação de Ciro para a Fazenda de mantê-lo em algum ministério caso fosse eleito. Mesmo que FHC se esquecesse disto, o ministro não deixaria de lembrá-lo.

Caixa de ressonância
Ciro Gomes era tema obrigatório nas rodas do Congresso ontem. Houve quem sugerisse que FHC anuncie logo seu ministro da Fazenda para ser o foco das atenções. Os mais radicais defendiam a posse imediata do novo ministro.

Fim de papo
Todas as conjecturas no Congresso sobre como evitar que o destempero verbal de Ciro atrapalhe o plano esbarravam sempre na mesma questão: "E o Itamar deixa?" O assunto sempre morria ali.

A carroça e os bois
Além do caso Ciro, FHC estuda esta semana a reestruturação dos órgãos federais que encomendou a seu assessor Eduardo Jorge. Fora os de sua cota pessoal, os outros nomes que preencherão estes cargos só devem sair após o 2º turno.

Voz do dono
A presença da imprensa na reunião da Executiva do PTB foi atribuída por participantes a uma jogada do presidente, Andrade Vieira, para evitar discussões sobre a cota do partido no governo FHC. Vieira é o único ministeriável.

Até o fim
Sepúlveda Pertence será eleito hoje para a vice-presidência do STF, na vaga de Paulo Brossard. Já decidiu, porém, que só assumirá após 15 de novembro. Pertence quer comandar o 2º turno e os dois cargos são incompatíveis.

Próximo Texto: Complicador; No mesmo ninho; Parnaso; Fome de cargo; Conversa a três; Local apropriado; Ponte tucana; Bloco amazônico; Acertando os ponteiros; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.