São Paulo, quarta-feira, 9 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC volta a ser o ministro do Real

PTB ameaça ir para a oposição

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso, virou o ministro do Plano Real. Desde que voltou da viagem pelos países do Mercosul, FHC não tem feito outra coisa senão cuidar da sobrevivência do plano.
Nos últimos dois dias, ele fez seis reuniões com membros da equipe econômica e com a sua assessoria técnica.
A sexta reunião, ontem, foi com o próprio presidente Itamar. Conversaram sobre o aumento do salário mínimo e o crescimento da inflação –assuntos que serão discutidos em detalhes hoje, em outra reunião às 17h.
Depois da discussão desses temas, Itamar refez o convite para que FHC o acompanhe à reunião da Cúpula das Américas, em Miami, de 9 a 11 de dezembro.
Itamar determinou à sua assessoria que divulgasse o convite. FHC deve aceitar.
Itamar chegou a temer dividir autoridade com seu sucessor, mas recuou. O governo brasileiro foi informado da possibilidade de haver duas cadeiras para o Brasil: uma para Itamar e outra para FHC.
A sobrevivência do plano é hoje a principal preocupação de FHC. Depois da reunião com Itamar, FHC comandou mais um encontro com a equipe econômica e seus assessores, no Palácio da Alvorada. Até as 19h30 a reunião não tinha acabado.
Pressão
O PTB e parte do PFL estão pressionando o futuro governo para obter cargos federais. Embora publicamente defendam a extinção de órgãos públicos, os dois partidos trabalham pelo preenchimento dos cargos.
Petebistas e pefelistas evitam falar abertamente sobre cargos para evitar acusações de fisiologismo. Mas a participação do PTB no governo de FHC foi o principal assunto de ontem em reunião da executiva nacional do partido.
"O PTB é governo e deve participar da fomulação das propostas do governo. Ou o partido é tratado como tal ou vira oposição", afirmou na reunião o presidente do partido, senador José Eduardo Andrade Vieira (PR).

Texto Anterior: Fernando Henrique muda plano em janeiro
Próximo Texto: Filhas reprovam namoro de Itamar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.