São Paulo, quarta-feira, 9 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perec ganha sua biografia mais completa

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

Seis anos de pesquisa permitiram ao professor e tradutor inglês David Bellos escrever a biografia mais completa do escritor francês Georges Perec (1936-1982).
"Une Vie dans les Mots" (Uma Vida nas Palavras), atualmente nas livrarias francesas, traça um retrato detalhado de um dos escritores mais inovadores do século.
Filho de judeus poloneses que emigraram para a França, Perec perdeu o pai, morto em combate, em 1940, e a mãe, em Auschwitz, 13 anos depois. O menino seria criado pelos tios.
Na época, nada faria supor um destino brilhante a Perec: sua infância foi, à exceção desse episódio trágico, como a dos meninos de sua idade, com fugas da escola e notas medíocres nas provas.
Nos dois últimos anos do segundo grau, no entanto, ele toma a decisão de ser escritor, para a qual nunca encontrou uma explicação clara: "Para existir, será que eu precisava mesmo alinhar palavras e frases?", escreveria mais tarde.
"Decidir é uma coisa, tornar-se escritor é outra", comenta Bellos. Assim, Perec, após abandonar os estudos na Sorbonne, tardaria a alcançar o reconhecimento.
Depois de uma estréia tímida, como crítico em revistas, o escritor lançou em 1965 "Les Choses, Une Histoire des Années 60", que se tornou um sucesso de vendas.
Bellos passa então à segunda parte de sua biografia, dividindo a carreira do escritor em duas fases: de 65 a 75 e daí à sua morte.
Em 75, Perec escreve "W", com suas memórias de infância. Segundo seu biógrafo, começa seu período "de pleno desabrochar", que culminará com a obra-prima "A Vida, Modo de Usar" (1978).
A biografia é impressionante pela riqueza de detalhes, que vão desde a genealogia do autor até o recenseamento completo de suas obras –inclusive uma história em quadrinhos escrita aos 15 anos.
Mesmo assim, o autor reconhece que há trabalho pela frente: "A maior limitação que um biógrafo de Perec deve reconhecer é nunca se deixar cair na ilusão de que dispõe de todas as peças do quebra-cabeça." (André Fontenelle) Livro: "Georges Perec -

Une Vie dans les Mots"
Autor: David Bellos
Páginas: 819
Preço: 195 francos, na França

Texto Anterior: Covas faz a cabeça no cabelereiro do SBT!
Próximo Texto: Escritor era demônio da forma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.