São Paulo, quarta-feira, 9 de novembro de 1994
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DICIONÁRIO DE RITMOS

Salsa
Significa molho, tempero. No início dos anos 70, batizou a música latina produzida em Nova York. Engloba ritmos cubanos, como o mambo, a rumba e o cha cha cha, assim como a "cumbis" colombiana e a "bomba" porto-riquenha. Também se fundiu com o jazz, o rock e o soul.
Mambo
Ritmo afro-cubano, derivado de cultos religiosos do Congo. Depois de conquistar os salões de dança cubanos, invadiu os EUA nos anos 50. Exerceu grande influência sobre a música latina posterior. Tito Puente, Tito Rodriguez, Beny Moré e Perez Prado eram seus grandes astros.
Cha cha cha
Dança de salão derivada do "danzón" cubano, no início dos anos 50, que sucedeu o mambo. Seu nome imita o som produzido pelos pés dos dançarinos ao tocarem o chão com um movimento deslizante. A Orquestra Aragón e Fajardo y Sus Estrellas forma seus pioneiros.
Rumba
Vem de "rumbón" (festa). Termo usado erroneamente nos salões de dança americanos para nomear o "son", uma das formas musicais mais populares em Cuba, que funde elementos rítmicos africanos e espanhóis.
Merengue
Dança surgida em meados do século passado na República Dominicana. Com o crescimento da imigração dominicana em Nova York, passou a ameaçar o domínio da salsa, no início dos anos 80. Seu ritmo tornou-se cada vez mais acelerado, frenético.
Bolero
Uma adaptação da clássica balada às raízes afro-espanholas, que se desenvolveu em Cuba, Porto Rico, República Dominicana e México. Nos anos 50, Célia Cruz e Tito Rodriguez combinaram o vocal romântico do bolero com o improviso do mambo e da rumba.

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