São Paulo, quarta-feira, 9 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Conheça programas de xadrez para micros

DA REDAÇÃO

Entre as várias pequenas revoluções permitidas pela popularização do computador está uma nova maneira de jogar xadrez. Em vez de procurar outro enxadrista, basta colocar no micro um programa. Existem dezenas de opções.
Alguns títulos disponíveis incluem verdadeiras lições de xadrez. Eles permitem também escolher o nível de dificuldade, o que pode ajudar o jogador a aferir sua evolução.
A Folha avaliou cinco programas de xadrez, dos mais sérios –caso do "Chessmaster"– aos mais debochados –"Chess Maniac"–, passando pelo "Star Wars Chess", cruzamento de jogo de xadrez com videogame.
Em alguns casos, o software serve mais como diversão –mesmo assim, cansativa depois de pouco tempo– que como jogo de xadrez. Em outros programas, o que importa mesmo é o jogo.
A avaliação –no caso do "Star Wars Chess", feita com auxílio do ex-campeão brasileiro de xadrez Herbert Carvalho– mostra que produtos com excesso de efeitos musicais e visuais acabam tirando a concentração do jogador, fundamental para evitar erros.

LEIA MAIS
sobre xadrez no micro na pág. 6-3

Próximo Texto: "10 Pak" traz dez títulos por R$ 99
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.