São Paulo, quarta-feira, 9 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Prof. Piccolo" precisa de mais opções

TECA ALENCAR DE BRITO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"The Musical World of Prof. Piccolo" é um programa muito bem elaborado, acessível e adequado aos interessados em ampliar os conhecimentos musicais, aos estudantes e professores de música, que poderão complementar e enriquecer suas aulas.
Dirigido para os maiores de oito anos, nossas crianças "curtirão", sem dúvida, boa parte do programa, deixando para os mais velhos (e que dominem o inglês) a leitura dos muitos textos apresentados que abordam desde a questão da produção do som e suas características até os primórdios da linguagem musical, ao início e desenvolvimento da notação, à história da música ocidental –sinfônica, sacra, jazz e rock– bem como o desenvolvimento e características dos instrumentos musicais.
Passeando pela cidade musical (Music Town) pode-se visitar a escola de música, a Symphony Hall, o Rock Club, o Jazz Club, uma igreja, uma livraria e, também, uma espécie de fliperama: a Casa de Jogos. É assim que se tem acesso a inúmeras informações, à audição de obras musicais de diferentes gêneros e épocas, à identificação da forma musical e ao reconhecimento de instrumentos musicais, por exemplo.
A percepção melódica e rítmica é exercitada através de jogos que, inclusive, testam os conhecimentos obtidos no programa.
Pena que a Music Town não conte com espaços para a produção musical de outras culturas ou para a música erudita contemporânea do Ocidente.
Mesmo quando trata da questão da notação musical, deixa de fora as grafias contemporâneas. Assim, o "...Prof. Picollo" limita seu universo musical e, consequentemente, dos usuários do programa, que devem esperar, torcendo, pela ampliação dessas possibilidades.
The Musical World of Prof. Piccolo: funciona em micros PC com "Windows", drive de CD-ROM, placa de som, caixas acústicas e mouse. Custa R$ 99, na Novamente, tel. (031) 225-7800

Texto Anterior: Programas sobre música ajudam no aprendizado
Próximo Texto: 'Home Library' erra na seleção de obras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.