São Paulo, quarta-feira, 9 de novembro de 1994
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Livros mostram como melhorar nos games

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As estratégias e segredos de um game de computador nem sempre estão no jogo. Livros costumam ser uma boa referência para quem não desgruda do micro enquanto não concluir a última fase.
Livrarias como a Atlas e a Cultura oferecem títulos importados –dos clássicos games, passando pelos simuladores de vôo, a jogos de estratégia e aventura.
Se você já se sentiu um piloto em "MS-Flight Simulator", que já chegou à versão 5.0, e quer descobrir todas as dicas para deixar o jogo mais emocionante, "Flight Simulator Strategies and Secrets", de Joseph R. Levy (236 páginas), pode ser o que estava procurando.
À venda na Atlas por R$ 20,78, esse livro é dividido em 17 capítulos com ilustrações e gráficos que estariam melhor apresentados se fossem coloridos.
Quem nunca jogou o simulador de vôos da Microsoft encontra nessa publicação todos os passos para instalação do jogo com dicas importantes até para quem prefere ter mais de uma versão do game instalada no disco rígido de seu micro.
Editado pela Sybex, "Secrets of the Wing Commander Universe", de Mark Minasi (à venda na Cultura por R$ 33,98), traz 468 páginas repletas de detalhes com dicas essenciais para o jogador que pretende tornar-se fera no simulador de vôos "Wing Commander".
Depois de ajudar a resolver problemas de instalação do game no primeiro capítulo, fica fácil percorrer o livro indo direto ao que o jogador quer.
As táticas de ataque e de como evitar asteróides estão no quarto capítulo. Detalhes sobre armas e mísseis podem ser encontrados no segundo capítulo.
Quem não conseguiu chegar até o final do conhecido "SimCity", jogo que simula a construção de uma cidade, pode conferir em "SimCity Strategies and Secrets", de Nick Dargahi, dicas e truques e estratégias para administrar a cidade de seus sonhos.
Também editado pela Sybex (R$ 22,02 na Cultura), esse livro é uma boa pedida para iniciantes e experts em "SimCity" para micros PC ou Macintosh. Ajuda a construir pelo menos oito diferentes cenários e até indica como conseguir mais orçamento para administrar sua fictícia cidade.
Mas se você está cansado de todos os jogos que estão por aí e tem vontade de criar seu próprio título, vale a pena conferir livros que podem servir de iniciação.
"Programming Games for Beginners" (R$ 33,95 na Cultura) traz dicas e técnicas para quem usa "Visual Basic" para programar.
"Tricks of the Game Programming Gurus" (na Atlas por R$ 69,75) inclui um CD-ROM com códigos, programas para desenvolver jogos e a cópia completa de "Doom", game de ação.
ONDE ENCONTRAR
ATLAS: tel.(011) 881-8799; CULTURA: tel. (011) 285-4033

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