São Paulo, sexta-feira, 11 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura proíbe a venda de 10 produtos

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário municipal do Abastecimento, Waldemar Costa Filho, proibiu ontem a venda de mais dez produtos em São Paulo. Outros dez produtos tiveram a venda liberada (veja a lista abaixo).
Segundo o secretário, os produtos estão em desacordo com as normas vigentes. A proibição foi baseada em análises feitas pela Vigilância Sanitária.
Na linguiça calabresa Florentina foi encontrada, segundo a prefeitura, a presença da bactéria salmonela, que pode provocar infecção alimentar e inflamação do intestino e estômago.
As principais irregularidades seriam a presença de fragmentos de insetos, pêlos e fezes de roedores, mesófilas (bactéria) e leveduras.
As empresas produtoras negam as irregularidades. Segundo a Etti, a presença de fungos filamentosos na goiabada não é proibida por lei porque tais fungos estariam presentes na própria fruta. A empresa pretende entrar com uma ação contra a prefeitura.
Um dos proprietários da São Vito Comercial e Importadora, que produz a mussarela São Vito, Edson Pradella, disse ontem que vai processar a prefeitura por ter seu produto incluído na lista. "Temos atestados de vários laboratórios confirmando que ele não apresenta problemas", disse.
A Salsicharia Florentina informou que o produto foi retirado do comércio até que fique comprovada a sua qualidade.
O produtor da canela da China Bambu não se pronunciou. Os responsáveis pelas demais empresas não foram localizados pela Folha até as 22h.

Alimentos proibidos - água mineral Sarandi, arroz Ouro Negro, arroz Prakasa, canela da China em pó Bambú, goiabada Etti, linguiça calabresa suína Florentina, linguiça de frango fresca Apetito, linguiça fresca Apetito, mussarela São Vito, xarope de açúcar cristal Glicomel Jataí do Norte. Alimentos liberados – carne suína Coringa, chocolate em pó Pan, embutido cozido de carne bovina Coringa, farinha de trigo Tosca, Jerked Beef Coringa, linguiça tipo toscana Engenheiro Goulart, linguiça calabresa Seara, óleo de soja Zuza, salsicha Marba e torradas com glúten D'Aosta.

Texto Anterior: Empresas processam sindicato
Próximo Texto: Suspenso até 95 reajuste de plano de saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.