São Paulo, domingo, 13 de novembro de 1994
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Eurotúnel inaugura serviço de passageiros

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

Depois de 13 anos, desde o anúncio da idéia pelos governos britânico e francês, começa a funcionar amanhã o trem de passageiros ligando Grã-Bretanha e França, sob o canal da Mancha.
Inicialmente, serão apenas duas viagens ida e volta por dia. Aos sábados, o trem não vai funcionar e aos domingos haverá uma única viagem, no final da tarde.
Os outros horários serão reservados para obras que ainda estão sendo feitas no túnel. Ainda não há data definida para o funcionamento completo do serviço.
O trem também fará a viagem entre Londres e Bruxelas (Bélgica), ligação feita a partir de Lille, na França.
O serviço será feito pelo Eurostar, trem com capacidade para 794 passageiros, distribuídos em 18 vagões, que compõem um corpo de quase 400 metros.
O trem fará a viagem entre os centros de Londres e Paris em três horas, tempo que na verdade já foi batido em uma viagem preparatória, no dia 20 de outubro. O percurso foi feito em 2 horas e 49 minutos.
Este resultado foi alcançado com uma velocidade de até 300 km/h. Para permitir a circulação do trem em todo o percurso, os três países tiveram que adaptar sua estrutura ferroviária.
A ligação sob o canal da Mancha foi apresentada em setembro de 1981. O projeto escolhido foi anunciado pela então primeira-ministra britânica, Margareth Thatcher, e o presidente francês, François Mitterrand, em 1986.
A construção do túnel começou em dezembro de 87. Havia uma previsão de início do serviço em maio de 94. A primeira viagem foi feita em junho.
O Eurotúnel, que inclui também o serviço para veículos, ainda não iniciado, foi inaugurado oficialmente em 6 de maio deste ano. O custo da obra é de US$ 16 bilhões.
Mas o público se acostumou aos sucessivos problemas e adiamentos do início da operação comercial. No dia 20, antes de bater as três horas previstas para chegar a Paris, o Eurostar teve sua partida atrasada em uma hora, por uma falha no sistema elétrico.
O problema não chega a ameaçar a inauguração, mas aumentou a desconfiança dos ingleses em relação à eficiência do serviço.

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