São Paulo, terça-feira, 15 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Perseguição" a FHC provoca colisão em SP

Três carros e uma moto se envolvem no acidente

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Três carros e uma moto se envolveram ontem em um acidente a poucos metros do carro onde estava o presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso.
Dois dos três carros integravam um grupo da imprensa que seguia o veículo de FHC.
Na maior parte do trajeto, o carro estava acima do limite máximo de velocidade. Os motoristas do presidente eleito raramente andam a menos de 80km/h e, frequentemente, ultrapassam os 100km/h.
A velocidade máxima permitida em zonas urbanas é de 80km/h. Mesmo assim, ela só pode ser atingida em vias expressas, como a 23 de Maio ou as marginais.
Desde a campanha eleitoral, a mesma cena se repete: FHC sai em um Omega, seguido pelo Tempra da PF (Polícia Federal) e por uma fila de carros da imprensa.
Começa então uma "perseguição", na qual os jornalistas se esforçam para não perder o presidente eleito de vista.
Ontem, o Omega em que estava FHC alcançou 130km/h na 23 de Maio, 120km/h na rua Major Nathanael, que liga a av. Dr. Arnaldo ao Estádio do Pacaembu e 100km/h no acesso da av. Paulista.
O presidente eleito estava no banco traseiro e não usava cinto de segurança. Atrás de seu carro estavam pelo menos outros dez da imprensa.
No final do trajeto, a uma quadra da casa de FHC, o carro onde estava a reportagem da Rede Globo bateu na traseira de um Santana placa TN 0889 (que não é da imprensa).
Com o impacto, o Santana bateu na moto de Edson Sabino dos Santos, que se desequilibrou. Ao mesmo tempo, o carro da reportagem da rádio CBN batia na traseira do carro da Rede Globo.
O Omega de FHC não parou. O motorista da CBN, Mauro Francisco da Silva, bateu a cabeça na direção do carro e foi levado ao Hospital 9 de Julho, sem ferimentos aparentes. Ficou em observação, realizou uma tomografia computadorizada e foi liberado à tarde.

Texto Anterior: Para FHC, elevar mínimo a US$ 100 é "demagogia"
Próximo Texto: Trilha sonora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.