São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatos descumprem lei e fazem campanha

GUSTAVO PATU
ENVIADO ESPECIAL A MACAPÁ

Os candidatos ao governo do Amapá, João Capiberibe (PSB) e Jonas Pinheiro (PTB), descumpriram ostensivamente as regras da legislação eleitoral durante as votações de ontem.
Ambos fizeram campanha "corpo a corpo" em locais de votação em Macapá e cidades do interior, a pretexto de fazer "visitas" às zonas eleitorais. A campanha só era permitida até sábado.
Capiberibe, ex-prefeito de Macapá, votou em uma escola da cidade acompanhado de um grupo de militantes que trouxe em seu carro. Os militantes tinham camisas e faixas do candidato e gritaram palavras de ordem.
O mesmo fez o senador Jonas Pinheiro em outra escola de Macapá. Cerca de 20 militantes acompanharam Pinheiro até a urna, ostentando bandeiras e adesivos. Houve troca de ofensas com eleitores de Capiberibe.
Os dois candidatos repetiram o procedimento em diversos locais de votação na cidade. Pinheiro declarou que pretendia percorrer cidades do interior, onde tem menos força eleitoral, ainda ontem.
A legislação eleitoral não permite aglomerações de militantes com objetivo de influenciar eleitores no dia da votação.
'Abusos'
Capiberibe reconheceu que "há abusos de parte a parte" nas eleições do Estado. Para o candidato, isso poderia ser evitado "se a justiça eleitoral tivesse sido dura desde o início".
Ele se referiu às punições impostas pelo TRE nos últimos cinco dias, quando emissoras de rádio e TV foram tiradas do ar por propaganda eleitoral abusiva.

Texto Anterior: Lira confia em força do PFL
Próximo Texto: Petebista acusa traição de Sarney
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.