São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governador garantiu reação, diz Azeredo

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, 46, atribuiu o crescimento nos índices de intenção de voto ao apoio que recebeu e ao engajamento do governador Hélio Garcia na campanha. "Foi muito importante o apoio do governador."
Azeredo conseguiu reagir depois de quase ter perdido no 1º turno, quando Hélio Costa (PP) obteve 48,3% dos votos válidos contra 27,2% do tucano.
Ele disse ontem que se sente com a "responsabilidade" de representar a nova geração de políticos que esta eleição fez surgir. "Disputo a eleição em nome dessa geração."
Azeredo disse que prefere não comemorar a vitória antes do final da apuração. "Ainda não venci."
Os assessores e colaboradores de Azeredo, no entanto, estavam eufóricos e já davam como certa a eleição do tucano, principalmente o grupo do qual faz parte o atual governador Hélio Garcia (PTB).
Azeredo disse que vai manter uma "relação respeitosa" com o presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso, mas "defendendo os interesses de Minas".
Azeredo votou às 9h45 na escola Vicente de Sabugosa, no bairro Mangabeiras, zona sul de Belo Horizonte. Ele chegou acompanhado da mulher Heloísa, dos três filhos, da mãe, Ruth, e de outros parentes. Ele levou para a cabine de votação o filho mais novo, Gustavo, 6.
Azeredo também estava acompanhado do vice, Walfrido Guia (PTB), e do presidente nacional do PSDB, Pimenta da Veiga.
Garcia
O governador licenciado de Minas, Hélio Garcia (PTB), logo depois de colocar o seu voto na urna, declarou que Azeredo "já é novo governador" e o seu sucessor.
Garcia indicou Azeredo o candidato do governo e se engajou na campanha para derrotar o seu principal adversário na política mineira, Hélio Costa (PP).
Na entrevista que concedeu após votar, Garcia Hélio Costa: "A nossa vitória, a vitória do Eduardo, não vai deixar que um pequeno grupo de não escrupulosos tome conta do governo".
O governador mineiro chegou a arriscar uma diferença pró-Azeredo de "até 800 mil votos".
Garcia disse que se sentia também vitorioso porque é um eleitor de Azeredo, mas que o tucano "ganhou pelos méritos que tem".
Ele afirmou que seu empenho "não foi decisivo" e disse que o "xingamento" de Costa ajudou. "O doutor Calixto (Hélio Calixto da Costa), ao xingar, irritou o povo", afirmou.
Garcia disse ser uma "grande injustiça" as acusações de Costa sobre uso da máquina do governo na campanha de Azeredo. "Não ponha a culpa em nós, não tire a beleza da nossa vitória."

Texto Anterior: Petebista acusa traição de Sarney
Próximo Texto: Para Costa, houve fraude
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.