São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Debate aborda projeto de vacina

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha realiza amanhã, a partir das 19h30, o debate "Aids: a eficácia do projeto de vacina". O debate abordará as pesquisas para obtenção de uma vacina contra a doença, em especial aquelas em desenvolvimento no Brasil.
Participarão do encontro os médicos Dirceu Grecco (coordenador do Centro Nacional de Vacinas contra o HIV de Minas Gerais); Vicente Amato Neto (chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da USP); Nelson Mendes (chefe da disciplina de Imunologia da Escola Paulista de Medicina) e José da Rocha Carvalheiro (diretor do Instituto de Saúde da Secretaria Estadual de SP).
Os interessados em assistir ao debate deverão retirar convites na portaria da Folha amanhã, a partir das 9h. O evento será realizado no auditório do jornal, no 9º andar.
O imunologista Vicente Amato Neto, um dos participantes do encontro, pretende questionar a eficiência das vacinas em estudo no Brasil, que classifica como "experimentações muito simples, já testadas em outros lugares".
"A vacina estudada no país não oferece nenhuma perspectiva diante do que já se conhece", afirma Amato. Ele diz que esta vacina é do tipo "preventiva", testada em pessoas saudáveis com o objetivo de que fiquem imunes à doença.
"É preciso lembrar recomendação do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, que defende a suspensão das experimentações com vacinas até que sejam solucionados problemas éticos e técnicos", diz.
Amato salienta ser favorável às pesquisas para obtenção da vacina, desde que sejam garantidos "o bom senso e a cautela, o respaldo científico e ético" para que não se criem "falsas esperanças".

Texto Anterior: Mata vira camping e local de estudos
Próximo Texto: Porções individuais ganham prateleiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.