São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
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Maluf aumenta 160% gasto em publicidade

Prefeito já destinou R$ 21,8 mi para propaganda em 94

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf (PPR) já gastou em propaganda este ano 160% a mais que Luiza Erundina (PT) em 91. De janeiro até outubro deste ano foram gastos R$ 21,8 milhões com publicidade oficial.
Em 1991, ano de maior gasto da gestão petista com propaganda, foram consumidos US$ 10,1 milhões (R$ 8,4 milhões).
Maluf "estourou" em 110% o orçamento aprovado pela Câmara Municipal, que destinava R$ 10,4 milhões para serem gastos com publicidade neste ano.
O orçamento para publicidade foi suplementado através de decreto e saltou para R$ 21 milhões em junho passado.
No mês seguinte, a prefeitura assinou um contrato de R$ 22,3 milhões com o consórcio Nova Cidade –um "pool" de agências de publicidade.
Metade do contrato com o consórcio será gasto neste ano e, a outra metade, até julho de 95.
Os dados sobre gastos em 94 foram obtidos pela vereadora Aldaíza Sposati junto à prefeitura através do SEO (Sistema de Execução Orçamentária), da Prodam (Companhia Municipal de Processamento de Dados).
Os R$ 21,8 milhões incluem também gastos com publicidade obrigatória, como anúncios de concorrências. Esse valor ainda não foi totalmente gasto, mas já está empenhado –comprometido com despesas de publicidade.
No ano passado, segundo dados do Sistema de Execução Orçamentária da prefeitura, as despesas com publicidade da prefeitura consumiram R$ 3,9 milhões.
A Prefeitura de São Paulo pode superar neste ano os gastos publicitários dos governos estadual e federal. Segundo levantamento da Nielsen Serviços de Marketing, a União gastou US$ 17,7 milhões (R$ 14,2 milhões) com publicidade em 93. Os gastos do governo de São Paulo (exceto estatais) totalizaram US$ 10,3 milhões (R$ 8,5 milhões) no ano passado.
Os gastos com publicidade em 94 dariam para construir 53 creches, ao custo unitário de R$ 409 mil. O orçamento deste ano previa a construção de 20 creches, mas essa verba continuava intacta até o início deste mês.
Durante o mês de outubro, a prefeitura gastou R$ 873,3 mil para divulgar na TV e em jornais a campanha "Adote uma creche".
A campanha visava atrair investimentos de empresários para a construção de dez creches, que custariam no total cerca de R$ 4,1 milhões –recursos que equivalem a 18% dos gastos com publicidade até outubro.

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