São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Balanços mostram lucro após o real

FIDEO MIYA
DA REPORTAGEM LOCAL

A safra de balanços do terceiro trimestre de 1994 vem revelando a volta dos lucros após o real para muitas empresas que vinham operando no vermelho. 51 (80%) das 64 companhias de capital aberto, que encaminharam os resultados dos primeiros nove meses deste ano para a Bolsa de Valores de São Paulo entre os últimos dias 11 e 14, foram rentáveis. Apenas 13 estão com prejuízo.
Entre as dez empresas privadas que apresentaram os maiores lucros, destacam-se a Varig, que vem passando por um amplo processo de reestruturação, e a Cosipa, que está saindo do vermelho após ter sido privatizada em agosto de 1993 (ver tabela ao lado).
As 13 empresas com prejuízos são: Agrale, Ciquine, Construtora Lix da Cunha, EDN - Estireno do Nordeste, Império, Itap, Petroquímica União, Polialden, Politeno, Politeno Linear, Ripasa, Siderúrgica Pains e Staroup.
"Em geral, os lucros do terceiro trimestre estão sendo muito superiores aos de todo o primeiro semestre deste ano", diz Júlio Krauspenhar, diretor de investimentos do Banco Fibra.
Os bons resultados, que tendem a se repetir no último trimestre do ano, na avaliação de Krauspenhar, têm provocado uma valorização dos papéis das empresas privadas nas Bolsas de Valores.
Nos dez primeiros dias de novembro, o índice FGV-100, que mede os preços de 100 ações de empresas privadas, registrou uma valorização de 6,1%, dois pontos percentuais acima do Índice Bovespa, que subiu 4,06%, refletindo basicamente a evolução dos papéis de estatais.
O crescimento das vendas após o lançamento do real permitiu que as empresas privadas -que já tinham "enxugado" seus custos anteriormente e ajustado os preços durante a fase da URV–, pudessem eliminar a capacidade ociosa e aumentar o faturamento.
"Há estimativas de que a eliminação da capacidade ociosa do parque industrial brasileiro aumenta o faturamento das empresas brasileiras em US$ 50 bilhões a US$ 60 bilhões", diz Krauspenhar.

Próximo Texto: Coca-Cola chega ao sudoeste da Índia ; Começa hoje em SP a Feira de Esportes ;Vendas da Glasslite devem aumentar 30%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.