São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planilhas eletrônicas fazem múltiplas tarefas

MARIA EDICY MOREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As planilhas eletrônicas são programas indispensáveis para quem lida com números, podendo controlar desde o gerenciamento de patrimônio até o caixa de uma empresa.
Podem ser usadas também para fazer composição de preços, preparação de relatórios e simulação de resultados de vendas e de investimentos.
As planilhas são capazes até substituir outros programas, como sistemas de apresentação de negócios, permitindo fazer slide show. Fazem também edição de pequenos textos e controle de estoques.
As planilhas disponíveis no mercado (veja quadro) trazem recursos comuns.
Todas possuem gráficos predefinidos e planilhas prontas, modelos que se amoldam a novos dados.
A principal inovação das planilhas está nos recursos para trabalho em grupo. Eles estão disponíveis nos programas "Quattro Pro", "Lotus 1-2-3" e "Excel".
Esse recurso permite que uma planilha seja distribuída entre usuários de uma rede. O destinatário vê as informações, acrescenta novos dados e devolve à origem.
Os macrocomandos (vários comandos agrupados em um) são facilidades disponíveis em todas as planilhas. Quem não sabe explorar todo o potencial das planilhas pode contratar consultoria externa.
A Vector Consultoria, a Senso Consultoria e a Optima fazem programas de simulação para analisar os reflexos que as mudanças nas vendas e produção trazem para a empresa, por exemplo.
"É possível criar programas muito sofisticados", afirma Francisco Loschiavo, sócio da Senso Consultoria.
(MEyM)
ONDE ENCONTRAR SENSO CONSULTORIA: tel. (011) 851-1531; VECTOR CONSULTORIA: tel. (011) 253-2099; OPTIMA: tel. (0123) 41-5744

Texto Anterior: CONHEÇA AS PLANILHAS ELETRÔNICAS
Próximo Texto: CD-ROM resgata batalhas da 2ª Guerra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.