São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de água provoca mortandade de peixes em parque de São Paulo

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A falta de chuvas em São Paulo, além de provocar cortes no abastecimento de água de 450 bairros da região metropolitana, está comprometendo a qualidade das águas de rios e lagos da cidade.
Na última semana, cerca de 200 peixes de várias espécies apareceram mortos no lago do parque da Aclimação (região central).
Alertados pela administração do parque e por moradores da região, biólogos do Depave (Departamento de Parques e Áreas Verdes, da prefeitura) passaram a ir diariamente ao local para tentar evitar que mais peixes morressem.
Dezenas de carpas –pesando em média 4 kg– foram salvas pelos biólogos e por frequentadores do parque, ao serem transferidas do lago para um espelho d'água que não estava poluído.
Segundo o Depave, a mortandade dos peixes foi causada por uma queda brusca na quantidade de oxigênio das águas do lago.
As razões da queda na oxigenação da água ainda estão sendo analisadas conjuntamente pelos técnicos do Depave e da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
A hipótese mais provável é de que a quantidade de oxigênio tenha caído por causa do aumento da concentração de esgoto no lago.
Como não chovia forte em São Paulo há quase três meses, o volume das águas do lago diminuiu, mas a quantidade de esgoto despejado permaneceu a mesma.
Segundo o Depave, os esgotos despejados no local são clandestinos. Eles estão ligados às galerias de águas pluviais que são despejadas no lago do parque.
Os esgotos clandestinos trazem bactérias e microorganismos que se proliferam no local e terminam competindo com os peixes pelo oxigênio do lago.
Além dos esgotos clandestinos, as chuvas do último domingo arrastaram para o lago grande quantidade de material orgânico e sedimentos que contribuíram ainda mais para a proliferação dos microorganismos.

Texto Anterior: Globo não se pronuncia
Próximo Texto: Estudo de vacinas é tema de debate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.