São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duran quer resgatar 'fotógrafo completo'

GUTO BARRA

Abre na próxima terça na Galeria São Paulo a exposição "Passageiro Distante", do fotógrafo argentino radicado no Brasil J.R. Duran. Esta é a primeira exposição do fotógrafo desde que voltou a morar no Brasil, há seis meses.
A idéia principal da mostra, segundo Duran, é resgatar o espírito do "fotógrafo completo", como os veteranos Richard Avedon, Robert Frank, Arnold Newman e Irving Penn. "Estou procurando me superar fazendo fotos sobre outros temas que não sejam moda. Quero tentar fazer imagens boas sobre assuntos diversificados", explica.
A exposição, que faz uma homenagem a esses fotógrafos, da chamada escola de Nova York, é composta por 33 fotos feitas em diversas cidades do mundo, retratando cenas de rua, vistas urbanas, detalhes de paisagens e objetos "atemporais", conforme define Duran. "Sempre captei em minhas fotos a intimidade dos outros, desta vez quis mostrar a minha."
Duran passou os últimos cinco anos entre Europa e Estados Unidos, trabalhando para revistas como "Harper's Bazaar", "Vogue" e "Elle". Durante esse período, passou a explorar outros temas para aprimorar a técnica.
"Sinto que, no momento, não existe o acaso na fotografia. É preciso ter o domínio das cores e da luz", diz Duran, relevando que, em sua opinião, uma das principais tendências da fotografia de moda atual é essa elaboração técnica da imagem.
De volta ao mercado brasileiro –que considera não ter sofrido "nenhuma evolução" nos últimos cinco anos–, Duran tem-se dedicado a trabalhos com publicidade, editoriais e moda e direção de filmes comerciais. Seu trabalho mais recente é uma edição completa da "Vogue" Brasil, a ser publicada em dezembro.

EXPOSIÇÃO: "Passageiro Distante"
ONDE: Galeria São Paulo (r. Estados Unidos, 1.456, Cerqueira César)
QUANDO: a partir de terça, 22

Texto Anterior: Cinema usa a moda para contar suas histórias
Próximo Texto: Bonecos de Burton são fashion
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.