São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleitos do PT-ES não são do grupo de Buaiz

FERNANDO MOLICA

Nenhum dos cinco deputados eleitos pelo PT capixaba pertence à "Unidade na Luta", tendência do partido a que se liga o governador eleito Vitor Buaiz, também presidente estadual do PT.
Dos cinco (um federal e quatro estaduais), três pertencem à "Articulação de Esquerda", uma (Brice Bragatto) à "Força Socialista" e um, Juca Alves, apresenta-se como independente.
Os três da "Articulação de Esquerda" são João Coser (federal), Claudio Vereza e José Baioco (estaduais). A atuação das tendências no partido foi regulamentada pelo PT em 1990.
Representantes de tendências do PT capixaba afirmam que, ao contrário do ocorrido durante o mandato de Buaiz na Prefeitura de Vitória, desta vez o partido estará unido ao lado do governador.
"Verificamos que era preciso haver diálogo, estimular a troca de idéias sobre a concepção e os rumos do partido", afirmou Gilberto Álvares dos Santos, da "Força Socialista", um dos coordenadores da campanha de Buaiz.
"Hoje o grau de unidade é muito maior. A coordenação de campanha de Buaiz foi formada por representantes de todas as tendências", disse Cláudio Vereza.
A crise entre Buaiz e o PT na prefeitura fez com que o hoje governador eleito se recusasse a apoiar o escolhido pelo partido para sucedê-lo, João Coser.
A decisão de Buaiz fez com que, no final do ano passado, ele recebesse uma advertência do PT.
Segundo Santos, nesta campanha para o governo não houve sequer maiores críticas à política de alianças de Buaiz. De acordo com ele, o partido aprovou todas as iniciativas do candidato.
Para Buaiz, a postura do PT capixaba deve servir de exemplo para o partido. "A tensão tem de ser confluída para o que une e não para o que separa", afirmou.

Texto Anterior: Bancadas vão sofrer pequenas alterações
Próximo Texto: Collor deve ser julgado antes do final do ano; Costa rejeita 'união' proposta por Garcia; TRE alagoano começa recontagem segunda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.