São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe acha DNA em osso de dinossauro

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas dos EUA acreditam ter conseguido obter pela primeira vez fragmentos de material genético (DNA) de dinossauros.
A descoberta se assemelha à mostrada no filme Parque dos Dinossauros, de Steven Spielberg, em que cientistas recriam os animais pré-históricos a partir de DNA de dinossauros.
É a primeira pesquisa publicada que mostra ser possível obter DNA de ossos com 80 milhões de anos, disse Scott Woodward, da Universidade Brigham Young (em Utah, Meio-Oeste dos EUA), que relata seus resultados hoje na revista Science.
O DNA é a molécula que constitui os genes de seres vivos. Está presente em todas as células e é responsável pela transmissão das características hereditárias.
Em geral, moléculas como o DNA presentes nos ossos de dinossauros são gradualmente substituídas por minerais, no processo conhecido como fossilização.
Como o processo avança durante milhões de anos, é praticamente impossível achar DNA em fósseis.
Mas Woodward recorreu a fósseis encontrados ano passado numa mina de carvão em Utah, a 540 m de profundidade.
Nesse ambiente, o carvão pode proteger resíduos de seres vivos da fossilização.
Esses ossos estão extraordinariamente bem preservados. Ao colocá-los no microscópio, ficamos impressionados com a quantidade de estruturas celulares, disse Woodward.
A partir dessas estruturas, sua equipe foi capaz de isolar nove pequenas sequências de DNA.
Segundo o pesquisador, elas são diferentes de todas as sequências de DNA conhecidas.
Como as sequências eram pequenas, os cientistas não conseguiram obter informações suficientes para saber se os dinossauros estão mais próximos dos répteis ou das aves atuais.

Texto Anterior: Exército pode auxiliar a PF
Próximo Texto: Pintura sugere que guerra tem 10 mil anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.