São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interior não registra filas

DA FOLHA NORDESTE E DA FOLHA SUDESTE

O primeiro dia de inscrições para a primeira série do 2º grau foi tranquilo na maioria das escolas estaduais de Ribeirão Preto (319 km ao norte de São Paulo).
Com exceção da Escola Estadual de 2º grau Otoniel Mota, na região central, as demais escolas da periferia não registraram filas.
Na Escola Estadual de 1º e 2º graus Dom Alberto Gonçalves, no bairro Campos Elíseos, foram feitas 12 inscrições durante a manhã.
Na Escola Estadual de 1º e 2º graus Amélia dos Santos Musa, no bairro Ipiranga, zona norte da cidade, foram colhidas 20 inscrições até as 12h de ontem.
Como ocorre todos os anos, a escola Otoniel Mota registrou fila de mais de 30 metros logo nas primeiras horas da manhã. Até as 12h, foram distribuídas senhas até o número 200 e colhidas em torno de cem inscrições.
Segundo a diretora Helena Tácio Siqueira, 49, muitos alunos da periferia deixam de procurar vagas nas escolas próximas de suas casas para tentar matrícula em escolas do centro.
Na região da 1ª Delegacia de Ensino de Ribeirão Preto, sobra uma média de 15% de vagas nas séries do 1º grau, de acordo com o delegado José Batista Filho.
Em Campinas, as escolas estaduais registraram pequeno movimento no primeiro dia de inscrições para a 1ª série do 2º grau.
Segundo o diretor da Escola Estadual de 1º e 2º graus Aníbal de Freitas, Rodolfo Signorini, 54, no ano passado as inscrições eram feitas por ordem de chegada.
"As pessoas formaram uma fila e dormiram nela durante dois dias para pegar uma vaga para 94", diz.
O diretor afirma que com o sistema de sorteio, adotado este ano, as pessoas não precisam correr atrás das vagas nas escolas. "É uma maneira mais justa e democrática". Em Campinas existem 53 escolas de 1º e 2º graus, duas apenas de 2º grau e 99 apenas de 1º grau.

Texto Anterior: Particulares terão 4 opções de pagamento
Próximo Texto: USP discute reduzir prazo de mestrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.