São Paulo, sábado, 19 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha apresenta defesa às acusações de Bisol

DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha, apresentou sua defesa no processo em que o senador José Paulo Bisol (PSB-RS) a acusa de calúnia, injúria e difamação.
O senador se considerou ofendido por reportagens sobre a apresentação de emendas de sua autoria ao Orçamento publicadas entre 30 de junho e 17 de julho.
As emendas destinavam recursos à cidade mineira de Buritis, onde Bisol tem uma fazenda.
A defesa foi apresentada na 21ª Vara Cível de São Paulo, onde corre o processo. Nela, a advogada da Folha da Manhã S.A., Daniela de Oliveira Tourinho, afirma que nenhuma das reportagens pode ser enquadrada nas categorias de calúnia, injúria ou difamação.
Segundo ela, os textos publicados se referiam a fatos objetivos: as emendas foram apresentadas e destinavam verbas a Buritis.
Além disso, estavam com valores superestimados, fato reconhecido pelo próprio senador, que atribuiu a diferença a erro técnico.
A advogada afirma que as reportagens foram pautadas pelo interesse público e pelo dever da Folha de informar.
Na época da publicação das reportagens, Bisol era candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Como homem público, diz Tourinho, o senador estava e está sujeito à investigação da imprensa.
A advogada ressalta que a Folha noticiou as opiniões de Bisol e de várias lideranças petistas sobre o assunto. O jornal, acrescenta, também reproduziu declarações do prefeito de Buritis, Pedro Jary Taborda, que assumiu a responsabilidade pelas emendas e pelo "erro de preenchimento" que causou a superestimativa de valores.

Texto Anterior: PSDB critica pensão precoce de Fleury
Próximo Texto: Pedro Collor é internado em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.