São Paulo, sábado, 19 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A erradicação da poliomielite

PAULO VIRIATO C. DA COSTA

No dia 29 de setembro de 94, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde, foi oficialmente declarada a erradicação da poliomielite nas Américas, momento prestigiado por ministros de Saúde, órgãos de saúde que se envolveram na erradicação e representantes do Banco Mundial, além da delegação do Rotary International, convocado em razão da preciosa colaboração oferecida na erradicação da poliomielite, com o programa PolioPlus, que em dez anos de atividades possibilitou a imunização de mais de 650 milhões de crianças ao redor do mundo e que patrocinou também a vacinação de 100 milhões de crianças chinesas.
No Brasil, o Rotary realizou importante campanha, arrecadando fundos que, oferecidos ao governo federal, compraram vacinas para todas as crianças brasileiras durante cinco anos.
Os rotarianos brasileiros têm trabalhado incansavelmente em favor dessa nobre causa, que encontra seu dia glorioso na declaração oficial da Organização Pan-Americana de Saúde, presidida pelo grande médico brasileiro Carlyle de Macedo.
Ainda presentes estavam o doutor Cyro de Quadros, autor da estratégia técnica da imunização, a delegação do Rotary International, chefiada pelo presidente William Huntley, e da Fundação Rotária, integrada por seu presidente Hugh Archer, pelo vice-presidente Paulo V.C. Costa e pelo assessor técnico do programa PolioPlus Fernando Verani. Destaque-se ainda a presença de Heloisa Sabin, viúva do eminente doutor Sabin, descobridor da vacina.
No último dia 12 de outubro, o doutor Carlyle de Macedo entregou ao presidente Itamar Franco o Certificado de Erradicação da Poliomielite no Brasil.
O evento foi prestigiado por ministros de Estado, secretários estaduais da Saúde e autoridades do setor. Rotary foi representado pelo doutor Archimedes Theodoro. Nessa ocasião, o doutor Carlyle de Macedo teceu elogios à importante atuação do Rotary na erradicação da poliomielite no nosso país.
Tais manifestações ao Rotary foram também secundadas pelo doutor Henrique Santillo, ministro da Saúde, e pelo rotariano doutor Adib Jatene, ex-ministro da Saúde. O Programa Extensivo de Imunização das Nações Unidas, através da Organização Mundial da Saúde, prevê para o ano 2000 a erradicação das moléstias infecto-contagiosas que atingem milhares de crianças anualmente.
Além da erradicação da pólio, estão também na mira a tuberculose, o tétano, o sarampo, a coqueluche e a difteria.

PAULO VIRIATO CORRÊA DA COSTA, 63, arquiteto, é membro do Rotary Club de Santos; foi presidente do Rotary International (90-91).

Texto Anterior: Médico retifica dados sobre uso de calmantes
Próximo Texto: Justiça nega liminares contra o uso do cinto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.