São Paulo, sábado, 19 de novembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Colégio quer evitar modismos

CAROLINA CHAGAS; DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo Aloísio Xavier Ferreira, orientador da Escola Morumbi, o uso de brincos por meninos é proibido para evitar modismos.
"Deixamos isso claro na reunião de pais. Ninguém se manifestou contra as normas expostas. Mas quem estiver insatisfeito, não precisa continuar aqui", disse.
Ferreira afirmou que a escola também desaconselha que meninas usem brincos.
"O brinco não faz parte do uniforme e pode machucar. Mas para as meninas não é proibido", disse.
Para o advogado criminalista e ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcio Thomaz Bastos, a proibição é absurda.
"É uma manifestação de intolerância com hábitos mutáveis da sociedade, burra, discriminatória e preconceituosa", afirma. "Além de ser inconstitucional. Não existe nada na Constituição que impeça que essa criança use brinco."
O presidente da Associação Intermunicipal de Pais e Alunos, Mauro Bueno, 40, concorda com Thomaz Bastos.
"A escola confundiu a questão educacional com a formação pessoal da criança, que cabe principalmente aos pais", disse. "Os educadores podem até suplementar a tarefa, mas neste caso a escola extrapolou."
Bueno diz que se estivesse na situação dos pais de Bruno faria um escândalo. "Iria à polícia, à delegacia de ensino. Um brinco não compromete o rendimento nem o comportamento escolar de um aluno e seus colegas, a reação da escola não tem razão de ser."
"Estes educadores não têm idéia da violência que estão provocando contra esta criança", disse.
(Carolina Chagase Daniela Falcão)

Texto Anterior: Escola impede estudo de aluno com brinco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.