São Paulo, domingo, 20 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O dramalhão recuperado

INÁCIO ARAUJO

Num dramalhão, tudo é motivo para rir. Neles, os sentimentos exacerbados são, ao mesmo tempo, vagos. Um paradoxo que faz texto, interpretações –tudo, enfim– perder qualquer vestígio de relação com o real. É nesses dramas que Almodóvar parece buscar inspiração para as desventuras amorosas dessas "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos". Mas, como todo esse universo cafona forma uma tradição, Almodóvar recupera-o invertendo a equação. Parte do riso explícito para, num segundo momento, resgatar algo que o dramalhão promete, porém sonega: o desejo. É essa figura que o filme reencontra com força dramática tão intensa quanto o riso que desperta.
(IA)
MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS (Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios). Espanha, 1988, 88 min. Direção: Pedro Almodóvar. Com Carmen Maura, Antonio Banderas. Na Globo.

Texto Anterior: Madredeus toca no Multishow; ESPN transmite jogo com Raí; HBO exibe filme de Lyne; Especial revive cidade romana; "La Bohème" ganha versão em videoclip; 'Sem Destino' é filme-símbolo da contracultura
Próximo Texto: A leitura e seu corpo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.