São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Matemática, física e química são os 'fantasmas'

DA REPORTAGEM LOCAL

Matemática, física e química são as disciplinas que mais levam os alunos às aulas de reforço. Geografia e história são as menos procuradas. Quase a totalidade dos alunos vem das escolas particulares.
"Nas escolas públicas, a exigência na avaliação é menor e os alunos têm menos condições de pagar um acompanhamento", afirma Laerte Francisco Nunes, diretor do Rever.
Segundo os diretores, o movimento cresce 60% no Rever, dobra no Tales, no After School e na Central de Aulas e aumenta 300% no Reforço. Estudantes universitários também são muito procurados.
Para os orientadores dos colégios, os alunos devem procurar ajuda, de preferência na própria escola e com antecedência. "Estudar intensivamente na véspera da prova estressa o aluno e não fixa a matéria", garante o coordenador Roberto Nasser, do Bandeirantes.
Susana Correia Fernandes, 17, aluna do terceiro colegial, nunca recorreu às aulas particulares. "Dou prioridade às disciplinas em que estiver pendurada. Fico preocupada, quase neurótica".
"Esconder dos pais a situação é um erro. Eles podem ajudar a encontrar soluções e não fazem ainda mais pressão no fim-do-ano", diz a orientadora Célia Duarte, do Colégio da Unicamp.
"As aulas particulares não ensinam nada novo, mas criam nos alunos uma disciplina de estudo", completa Célia.

Texto Anterior: 'Novembro vermelho' leva à aula de reforço
Próximo Texto: Cinto de segurança faz sucesso entre adolescentes paulistanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.