São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assembléia da ACI estimula competitividade

DA REPORTAGEM LOCAL

Várias propostas que tornam as cooperativas mais competitivas devem ser aprovadas hoje em São Paulo no término da Assembléia das Américas da ACI (Aliança Cooperativista Internacional).
Uma das principais propostas torna proporcional ao seu capital o voto das cooperativas singulares nas decisões das cooperativas centrais.
"É uma forma de estimular a participação de cooperativas mais estruturadas", afirma Roberto Rodrigues, presidente do Conselho Cooperativo das Américas, orgão da ACI.
Atualmente, cada cooperativa singular tem direito a um voto, independente do seu tamanho, explica Rodrigues.
Segundo ele, a ACI, que representa as cooperativas em âmbito mundial, está rediscutindo seus princípios, que datam de 1966.
"A liberalização da economia e o fim do socialismo real no leste europeu nos obrigam a repensar os princípios cooperativistas", diz Rodrigues.
Outra sugestão que os representantes das cooperativas devem aprovar é o estímulo à remuneração do capital do associado.
No Brasil, por exemplo, essa remuneração é limitada a 12% ao ano. "Queremos garantir, no Brasil, pelo menos a correção da inflação", explica.
O encontro começou domingo no Parlamento Latino-Americano. As propostas serão apresentadas em setembro de 1995 no encontro mundial da ACI, em Manchester, na Inglaterra.
A partir de amanhã, também no Parlamento Latino-Americano, começa o 2º Fórum de Cooperativas do Mercosul.
Os representantes das cooperativas irão seu discutir seu processo de integração no Mercosul, abordando temas como a harmonização dos impostos. O fórum termina no próximo sábado.

Texto Anterior: Seca atrasa o plantio de milho e soja no MS
Próximo Texto: Suínos; Natal; Mais trigo; Ocupar o Mercosul; Receita gorda; Cotação em alta; Semente produtiva; Recorde; Campolina; Appaloosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.