São Paulo, terça-feira, 22 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patente de telégrafo sem fio de pesquisador brasileiro faz 90 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje faz 90 anos que o padre brasileiro Roberto Landell de Moura patenteou em Nova York o primeiro telégrafo sem fio.
Sem recursos e desestimulado pela Ordem dos Jesuítas, Landell de Moura não conseguiu levar adiante os seus projetos e a fama e fortuna provenientes do telégrafo sem fio, base para o rádio de longa distância, ficaram para o italiano Guglielmo Marconi (1874-1937).
Enquanto Marconi se mudou da Itália para a Inglaterra, onde obteve apoio para desenvolver as pesquisas que lhe dariam o Prêmio Nobel de Física (1909), Landell de Moura teve seu laboratório destruído pelos jesuítas em Campinas (SP) e um pedido de empréstimo de navio negado pelo governo.
Nascido em Porto Alegre (RS) em 1861, Landell de Moura foi a Roma estudar o sacerdócio e física. Voltou para Campinas e, em 1893, fez uma das primeiras transmissões de voz sem fio, da avenida Paulista a Santana (8 km).
"O problema do padre Landell de Moura era que ele não tinha espírito empresarial como Marconi", afirma o pesquisador Iwan Thomas Halász, autor do livro "Handbook do Radioamador" (editora Edusp).
Há ainda a Ordem de Radioamadores Padre Landell de Moura, no Brasil e na Alemanha. Landell de Moura foi tema ainda de uma grande reportagem no jornal americano "New York Herald", em 1902. Mas acabou morrendo pobre em Porto Alegre, sustentado pelo irmão, em 1928.

Texto Anterior: Campinas faz campanha por aumento das doações
Próximo Texto: Aeroportuário faz assembléia hoje para decidir se suspende greve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.