São Paulo, terça-feira, 22 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuvest revista alunos após exame de domingo

LARISSA PURVINNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 35 candidatos do vestibular da Fuvest foram revistados pela polícia quando saíam da sala 1 do IME (Instituto de Matemática e Estatística), na USP, por volta das 17h de anteontem, após o exame de abertura da primeira fase.
Um dos revistados, o candidato a filosofia E.A.M.F., 21, que não quis se identificar, reclamou da abordagem do policial.
"Disseram para eu me dirigir até a sala da coordenação. Fiquei nervoso. Pensei: 'O que será que eu fiz?"', conta o aluno, que teve sua carteira e casaco revistados.
O diretor da Fuvest, Alceu Gonçalves de Pinho, confirma o incidente. Diz que a revista ocorreu porque o coordenador do local de exame ouviu um ruído que identificou como sendo de transmissão de mensagem por rádio.
O delegado Silvio Tinti compareceu ao IME acompanhado de dois investigadores, um deles especializado em radiotransmissão. "Foram detectados ruídos que não caracterizavam transmissão de mensagens", diz Pinho. "Não foi identificada a fonte."
Mesmo assim, tomaram a decisão de revistar os candidatos que saíam da sala no momento, para verificar se eles não estavam com nenhum aparelho de recepção ou transmissão de mensagens –como telefone celular e "pager".
"Foi o único local de exame em que isso aconteceu", diz o diretor. Segundo ele, nos dois anos em que ele trabalha na instituição, não tem notícia de algo semelhante.
"Foi um procedimento de rotina, com o objetivo de resguardar os próprios vestibulandos. Não devemos dramatizar o caso", diz.
Já com a finalidade de evitar a cola, a Fuvest inaugurou no exame de anteontem o uso provas de cinco cores diferentes –em cada cor a ordem das matérias era diferente.
O vestibular da Fuvest continua no dia 4 de dezembro, com química, matemática, história e geografia.

Texto Anterior: Matrícula para primeiro grau em escola municipal começa hoje em SP
Próximo Texto: 7.500 homens participam da operação verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.